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Motor transversal e longitudinal: quais as diferenças?

abril 18, 2019

Quem gosta de dirigir e tem um carro na garagem com certeza já ouviu falar em motor transversal e longitudinal. Mas mesmo assim, nem todos os motoristas sabem a diferença entre esses motores.

A evolução tecnológica encontrada no setor automotivo fez com que várias mudanças fossem implantadas nos motores para atender às necessidades dos motoristas.

A principal diferença, nessa peça fundamental para o funcionamento do carro, foi o formato. Os antigos carrões que faziam a cabeça dos amantes de veículos tinham enormes capôs, que eram projetados para acomodar os extensos motores longitudinais.

Com o passar dos anos, os carros começaram a diminuir de tamanho e peso. Com isso, as evoluções tecnológicas caminharam para a produção de motores mais leves e menores, os transversais. 

Hoje, as montadoras trabalham cada vez mais para aumentar a potência dessa peça, que é o coração do veículo, e de contrapartida, diminuir seus tamanhos drasticamente.

Os gigantes motores longitudinais

Esses motores fizeram muito sucesso na década de 80, em que os veículos eram maiores e mais espaçosos internamente. Por fora, eram verdadeiras máquinas, com um capô extenso capaz de abrigar o motor que tinha seus propulsores alinhados de acordo com o comprimento do veículo, no formato longitudinal.

Pela característica do seu alinhamento em relação ao tamanho, os motores possuem mais potência, como os conhecidos V6, e assim necessitam de mais combustível para o seu funcionamento. 

Como funciona o motor longitudinal

Os antigos motores longitudinais eram montados da frente do veículo para a parte traseira. Dessa forma, a caixa de marcha ficava posicionada na parte de baixo da carroceria, no mesmo local onde são colocados os bancos para os ocupantes do veículo.

Com isso, o espaço interno do veículo era reduzido. O motor era tão grande que ocupava o capô inteiro, de um lado ao outro, e assim, mesmo com a frente extensa, os ocupantes tinham um espaço reduzido para as pernas nos bancos frontais.

Os carros sofriam com uma distribuição de peso incorreta e a distância maior entre o eixo dianteiro e o para-choques. Assim, era preciso mais combustível para movimentar toda a estrutura do veículo.

As características do motor transversal

Com o passar dos anos, a necessidade de reduzir o consumo de combustível dos veículos fez com que as montadoras inovassem na produção dos motores.

Uma maneira encontrada para reduzir o tamanho e o consumo de combustível foi a criação do motor transversal. 

A peça não mais acompanha a extensão do veículo e ganha um espaço reduzido paralelo ao comprimento do carro. O novo posicionamento, paralelo aos eixos das rodas, deixou o carro mais leve e mais eficiente.

Com um tamanho menor, o motor transversal também precisa de menos combustível para funcionar, atingindo também outro ponto importante para as montadoras — o veículo se tornou mais sustentável, menos poluente.

Efeitos na aparência

Os motores menores permitiram um novo design para os veículos, trazendo mais sofisticação e delicadeza no acabamento dos modelos.

É certo que os motoristas da época amavam os grandes capôs, até mesmo com parte do motor exposto, o que dava mais imponência.

Mas até esse ponto de vista sofreu algumas mudanças, hoje entende-se por uma máquina aquele carro que atinge altas velocidades em um curto período de tempo e, que, ainda, é silencioso.

Hoje a maioria das pessoas sonham em apreciar a velocidade e leveza de uma Ferrari, e não mais o ronco do motor e a imponência de um Maverick.

As vantagens dos novos motores

Os novos veículos estão equipados com motores transversais, mais leves e menores. O aproveitamento do espaço debaixo do capô é melhor, e algumas características puderam ser melhoradas, como a adoção da tração dianteira. Com motores longitudinais era quase impossível trabalhar com outro tipo de tração, pelo tamanho e espaço que eles ocupavam debaixo do capô.

Mas não foram só essas as vantagens que ocorreram com a mudança da tecnologia dos motores. Confira outros pontos positivos:

  • maior leveza na suspensão do veículo;
  • adoção da transmissão dianteira, melhorando o desempenho do veículo, já que diminuiu a distância com o motor;
  • caixa de marcha passa a ser transversal;
  • aumento do espaço interno com o reposicionamento das peças debaixo do capô;
  • melhor distribuição de peso do veículo.

Como criar motores mais velozes com tamanhos menores

Por muitos anos, esse foi o maior desafio das montadoras. Como substituir um motor que tinha um excelente desempenho de potência de acordo com o seu tamanho, por um motor que tivesse o mesmo torque, mas reduzido?

As mudanças tecnológicas proporcionaram essa mudança e reduziram cerca de 50% do tamanho original do motor. Foi preciso mexer na caixa de marcha, na suspensão, na transmissão e em várias outras peças que funcionam em conjunto.

Os motores transversais apresentam maior potência de torque porque o seu posicionamento entre os eixos permite que o câmbio fique mais aproximado das rodas, aumentando a eficiência do processo.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar a potência e reduzir o consumo dos veículos, estão surgindo os novos motores transversais de 3 cilindros, que estão ainda mais compactos.

Com o passar dos anos, a indústria automobilística aposta na redução de peso, tamanho e consumo, por isso passou a adotar posturas mais sustentáveis. Com isso, os motores se tornaram o centro das atenções dos centros de pesquisa.

As tendências para o futuro

Via de regra, existe uma constante busca pelo aperfeiçoamento dos veículos. A tecnologia, imprimida não só nos motores, como também em demais componentes do sistema mecânico dos carros, caminha para veículos mais autossuficientes.

Os motores tendem a diminuir o número de cilindros, reduzindo assim o número de processos necessários para gerar a potência do carro. De contrapartida, as caixas de marcha também estão sofrendo adaptações e carros automáticos, por exemplo, estão cada vez mais ganhando espaço no mercado.

Quando falamos dos motores transversais ou longitudinais, por uma questão sustentável, parece que os pequenos notáveis transversais estão anos luz à frente. Por isso, tudo indica que eles passarão por muitas melhorias para ficar ainda mais potentes e mais eficientes energeticamente.

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