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Vai comprar um carro automático? 4 cuidados que você precisa ter

abril 20, 2018

Comprar um carro automático é o sonho de muitos motoristas. Independentemente do modelo, esse tipo de câmbio tem configurações que podem agradar tanto quem procura uma tocada com mais conforto quanto quem prefere performance. Porém, é preciso saber escolher.

Quem nunca fez aquela viagem no feriadão e ficou preso por horas no trânsito, tendo que fazer engates e desengates constantes? Além da incômoda repetição dos movimentos e o desgaste excessivo da embreagem, essa situação também causa estresse durante uma viagem que deveria ser de lazer.

Em um país em que os congestionamentos são cada dia mais constantes e maiores, o interesse por carros automáticos tem disparado nos últimos anos. Neste ano, 40% dos carros vendidos no Brasil contavam com esse sistema de transmissão — e o número só tende a aumentar.

Por isso, é provável que você se interesse ou venha a se interessar por carros automáticos. Então, é bom estar preparado para escolhê-los e avaliá-los da maneira correta, principalmente quando são seminovos.

Escolher um modelo de carro automático não é fácil. Atualmente, existem pelo menos quatro sistemas diferentes de transmissão, cada uma com sua vantagem e desvantagem que você precisa conhecer. Para ajudá-lo, separamos 4 cuidados essenciais que precisam ser tomados antes de realizar a compra. Vamos conhecê-los?

1. Analise o consumo

É comum escutar por aí que os carros automáticos consomem mais combustíveis que os manuais. Isso ainda é verdade na maioria dos casos, mas já existem sistemas que têm melhor consumo do que os câmbios manuais.

Assim, se você está pensando em comprar um carro automático, mas não quer abrir mão da economia, é preciso conhecer os sistemas atuais e como se comportam nesse quesito.

Conversor de torque

O câmbio automático com conversor de torque é um dos sistemas que está há mais tempo no mercado. Surgido ainda nos anos 1950, esse sistema usado para eliminar a embreagem foi tão eficaz que continua sendo utilizado até hoje.

Com exceção dos sistemas mais atuais, que contam com câmbios de até oito marchas, os modelos automáticos com conversor de torque costumam consumir mais combustível. Isso porque as trocas são feitas com o giro mais alto e porque é preciso “carregar” o conversor de torque para que o carro comece a se movimentar.

CVT

Os câmbios com o sistema Continuously Variable Transmission (CVT) — ou Transmissão Continuamente Variável, em português — não utilizam conversor de torque e se destacam quando o assunto é o consumo.

O sistema utiliza sempre a faixa de melhor desempenho do motor, trazendo mais economia. Porém, essa transmissão requer certa adaptação, pois chega a ser contraintuitiva muitas vezes, mantendo o motor em uma rotação fixa, porém fazendo o carro acelerar somente com o câmbio.

Automatizado

Os câmbios automatizados também apresentam bom consumo de combustível. Isso porque eles são nada mais do que câmbios manuais com um sistema eletromecânico que faz as trocas automaticamente.

Isso significa que ele conta com embreagem comum, sendo acrescido apenas o sistema eletrônico para a mudança de marchas.

Dupla embreagem

Talvez, o mais moderno e também mais eficaz na hora de economizar combustível é o câmbio de dupla embreagem. Como o nome já diz, ele conta com duas embreagens (uma para as marchas pares e outra para as marchas ímpares), fazendo trocas extremamente rápidas e precisas eletronicamente.

Os números que esse câmbio alcança no quesito economia de combustível impressionam, mas sua manutenção costuma ser mais cara.

Como avaliar o custo-benefício?

Compreender tantas características e possibilidades de sistemas facilita na hora de buscar carros automáticos mais econômicos. Portanto, antes de efetivar a compra, tenha em mente o perfil de quem vai dirigir, pois é determinante para definir qual é o carro automático mais barato, entre as opções encontradas, observando prós e contras.

>> Veja as opções selecionadas de carro automático das nossas lojas.

2. Verifique o funcionamento do câmbio

Escolheu o tipo de câmbio ideal para você? Ótimo! Agora, chegou a hora de testar a tocada do carro. Os fabricantes têm diferentes filosofias em relação aos câmbios adotados, portanto, é preciso testar o carro e verificar qual é a calibragem perfeita para você.

Ao dirigir o carro, observe como as trocas de marchas são feitas. O carro demora muito para trocar de marcha? Quando acontece a troca, ela é suave ou há solavancos? Existe a opção de trocas manuais ou sequenciais? Analise todos esses pontos para escolher.

Fique atento também a certas demoras nas arrancadas ou aquela sensação de que o motor está patinando antes de sair. Isso pode indicar algum problema no conversor de torque ou falta de manutenção no câmbio.

3. Peça um histórico de manutenções

Se você testou o carro e não encontrou nenhum problema aparente, isso é muito bom. Porém, é melhor prevenir do que remediar: sempre peça um histórico de manutenções realizadas no câmbio.

Pouca gente sabe, mas, especialmente no caso dos câmbios com conversor de torque, os câmbios automáticos raramente precisam de manutenção e alguns fabricantes não recomendam trocar o óleo do câmbio nunca. Portanto, se o sistema passou por alguma manutenção, pode haver algum problema oculto e é preciso ficar atento.

4. Avalie entre conforto e performance

Carros de luxo de marcas prestigiadas, como Audi, Mercedes-Benz, Jaguar etc., contam com sistemas eletrônicos que alteram o comportamento do câmbio dinamicamente. Com isso, não é preciso se preocupar muito se o câmbio que você escolheu trará mais conforto ou performance, pois esses modelos oferecem os dois.

Em uma realidade mais próxima, no entanto, é preciso conhecer bem seu estilo de direção para escolher o melhor carro para você. Quem busca conforto estará muito bem servido com os sistemas CVT e conversor de torque.

No primeiro, as trocas de marcha são literalmente imperceptíveis, já que o sistema atua continuamente e não há engrenagens que possam causar solavancos. Já no segundo, as marchas podem ser ainda percebidas, mas são tão suaves que costumam ser notadas apenas pela mudança de giros do motor.

Para quem procura por performance e um pouquinho mais de esportividade, os câmbios de dupla embreagem e alguns sistemas automatizados são ideais. Os de dupla embreagem costumam contar com alertas para trocas no volante (como nos veículos da Fórmula 1) e são muito rápidos, tanto para aumentar quanto diminuir as marchas.

Nos automatizados, apesar de faltar a precisão da dupla embreagem, já existem alguns sistemas muito rápidos e competentes, capazes de trazer mais esportividade cobrando menos.

Confira os carros automáticos mais econômicos

Para auxiliar ainda mais na escolha, listamos os carros automáticos mais econômicos, indicando os modelos, combustíveis utilizados para abastecer cada uma das opções e seus desempenhos entre cidade e estrada.

Na cidade:

  • Honda City 1.5 – Etanol 
  • Kia Picanto 1.0 – Etanol
  • Honda Fit 1.5 – Gasolina
  • Etios Sedan 1.5 – Gasolina

Na estrada:

  • Honda City 1.5 – Etanol 
  • Nissan Versa – Etanol
  • Etios Sedan 1.5 – Gasolina
  • Chevrolet Prisma 1.4 – Gasolina

>> Veja a seleção especial de Honda City Automático nas lojas do Portal.

E aí, já sabe o que fazer na hora de comprar um carro automático? Se precisar de uma ajudinha a mais para escolher, leia também sobre os modelos de carros mais confortáveis do mercado para saber se o modelo de carro automático que você procura está entre eles!