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Conheça os tipos de combustíveis e saiba o melhor para seu carro

setembro 18, 2019

Se existe uma coisa que todo condutor avalia no momento de abastecer seu carro é o preço. Contudo, além de considerar o impacto no bolso, selecionar entre os tipos e combustíveis é algo que requer muita atenção.

Isso porque existem postos de gasolina oferecem um catálogo de opções bastante variado aos motoristas. Algumas opções concedem maior rendimento, outros, mais potência, sem contar aquelas que ajudam a diminuir a emissão de gases poluentes. Porém, como fazer a melhor escolha?

Pensando nisso, elaboramos este post. Nele, você vai conhecer os tipos de combustíveis que podem ser usados no seu veículo, dependendo do seu modelo. Confira.

Gasolina comum

Proveniente do petróleo, é o produto mais popular entre os automóveis de passeio do país. Contém, obrigatoriamente, 27% de etanol anidro em sua solução. Sua octanagem — capacidade de o combustível ser comprimido, sob calor elevado, no compartimento de combustão sem que haja detonação — mínima é em torno de 87 IAD (Índice Antidetonante) e sua proporção máxima de enxofre é 50 ppm.

A gasolina comum lança uma quantidade significativa de impurezas que afetam a atmosfera. Sua queima acumula resíduos que podem obstruir as válvulas do motor, além de prejudicar o desempenho do carro e aumentar o consumo.

Gasolina aditivada

Tem aditivos que lubrificam os componentes do sistema e contém detergentes dispersantes que limpam o sistema de motorização. Pode ser utilizada a todo o momento ou regularmente. Como a gasolina comum gera impurezas, é importante abastecer com aditivada de vez em quando. Ela higieniza o motor e, com isso, economiza combustível. Sua coloração é esverdeada.

Gasolina premium

É um produto com octanagem alta, cerca de 91 IAD, recomendado para automóveis potentes e com alto índice de compressão, como os esportivos. A premium garante melhor aproveitamento do potencial do motor, o que reflete em maior autonomia e desempenho.

No entanto, o veículo tem de ter um sistema próprio para identificar esse tipo de gasolina. Por exemplo, se você tiver um carro popular e abastecê-lo com a premium, só vai tirar proveito dos aditivos. De resto, ele funcionará como gasolina comum. Apresenta coloração alaranjada.

Gasolina formulada

Um produto mais barato, feito à base de derivados de petróleo que são misturados conforme os critérios da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Enquadrando-se dentro das especificações, com parâmetros similares aos da gasolina comum, a “formulada” não causará problemas ao automóvel. Entretanto, alguns formuladores compram matérias-primas que são de qualidade duvidosa (com proporções erradas), tornando o produto impróprio para uso.

Por exemplo, uma gasolina com pouca densidade pode aumentar o consumo. Outros problemas, como formação excessiva de resíduos, vaporização e dificuldade de partida a frio podem surgir. É impossível distinguir a olho nú se uma gasolina é formulada ou não, mas o revendedor é obrigado a deixar essa informação nas bombas.

Etanol comum

É feito à base de vegetais. No Brasil, a planta mais utilizada é a cana-de-açúcar, pois uma fonte energética bastante econômica. O etanol presente nos postos de combustível é o hidratado — mistura de água e álcool com teor mínimo de 94,5%, que por causa disso, tem uma aparência incolor e límpida.

Esse combustível garante um melhor aproveitamento do potencial do carro, não gera resíduos no motor e é mais barato que a gasolina. Contudo, devido à sua alta volatilidade (evaporação), ele é consumido rapidamente.

Etanol aditivado

Contém aditivos que protegem e limpam os bicos do sistema de injeção. Além de agentes que diminuem o atrito entre componentes móveis do motor, e anticorrosivos que evitam ferrugem. Entretanto, sua queima quase não forma resíduos e os automóveis flex já vêm com revestimentos anticorrosão. Ou seja, na maioria dos casos, o uso do etanol aditivado é dispensável.

Diesel comum

É o combustível mais consumido do país. O diesel é derivado do petróleo e contém átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre — esse último em pequena quantidade. Ele se destaca pelo seu alto rendimento energético, o que resulta em menor consumo e elevada autonomia do veículo. Assim, a emissão de poluentes é menor que na gasolina.

Diesel aditivado

Diferencia-se do comum por conter um conjunto de aditivos, como anticorrosivos, detergentes, dispersantes e antiespumantes, que reduzem a formação de bolhas durante o abastecimento, permitindo que esse processo seja mais rápido, além de evitar a perda de volume de tanque.

Como os fabricantes de carros e motores não especificam a utilização desse combustível, a opção fica por conta do proprietário. Algumas marcas presentes no Brasil oferecem o diesel aditivado, com nomes diferenciados e preços elevados.

Biodiesel

O biodiesel é um produto sustentável, pois é feito à base de vegetais (mamona, girassol, dendê, soja etc.), misturado com metanol (extraído a partir da biomassa de madeiras) ou etanol. Ou seja, é um material orgânico, limpo e renovável.

A Petrobrás já produz esse combustível, que só pode ser abastecido totalmente em veículos específicos — carros de passeio e de carga de até três toneladas podem ser cheios parcialmente. Em breve, o biodiesel substituirá o diesel comum e isso será um avanço na redução da poluição do ar. Se ele for produzido em larga escala, seu custo de produção e preço de mercado serão menores que os derivados do petróleo.

Gás Natural Veicular (GNV)

Extraído do subsolo, o GNV é uma das alternativas mais promissoras entres os combustíveis menos poluidores. Isso porque sua emissão de monóxido de carbono é baixíssima, além de não conter em enxofre em sua solução, um dos elementos químicos responsáveis pela chuva ácida.

Em razão disso, esse combustível atende perfeitamente os critérios do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) no tocante à emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente.

Sem contar que o GNV é bastante econômico e é mais barato em relação ao etanol e à gasolina, podendo gerar uma economia de até 60%. Contudo, é necessário ter um veículo que o use corretamente. Um modelo fabricado para GNV é o ideal, pois alguns adaptados não são tão eficientes. Em todo caso, vale pesquisar se o seu automóvel é competente com essa alternativa.

O que achou dos tipos de combustíveis mencionados neste conteúdo? Para selecionar o melhor, considere as suas necessidades econômicas e as características do seu carro. Uma sugestão é alternar entre os produtos comuns e os aditivados para garantir a limpeza dos bicos injetores e aumentar a vida útil do motor.

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