Você sabe como funciona o sistema Dual Logic?
No trânsito intenso das grandes cidades, no qual ficamos andando e parando com o carro o tempo todo, trocar de marchas acaba se tornando cansativo, não é mesmo? Se você quer resolver este problema, mas não dispõe de recursos para comprar um veículo com câmbio automático, que tal optar pelo sistema Dual Logic?
Disponível em quase todos os modelos da linha Fiat, essa caixa de marchas combina o conforto das trocas automatizadas, com a simplicidade de manutenção dos câmbios convencionais. Mas como isso pode acontecer?
Neste post você vai conhecer um pouco mais sobre o revolucionário sistema que a Fiat lançou em 2008. O primeiro modelo foi o Stilo, em seguida expandiu para algumas opções da linha de luxo (Línea e 500) e hoje disponibiliza em praticamente todos os seus carros. Portanto, não é difícil encontrar um usado ou seminovo equipado com o Dual Logic.
Vamos aprender mais sobre ele?
O que é o sistema Dual Logic?
Trata-se de uma caixa automatizada, ou semiautomática. Percebendo a demanda cada vez maior por conforto e praticidade no dia a dia, a Fiat desenvolveu o sistema com base no princípio de funcionamento dos câmbios automáticos, mas sem mexer na essência mecânica da troca de marchas.
Assim, adquirindo um carro equipado com Dual Logic, você terá o conforto necessário para enfrentar o trânsito das grandes cidades, sem precisar se preocupar com os altos custos de manutenção de um automático tradicional.
Como o sistema funciona?
O grande segredo do sucesso do Dual Logic está na simplicidade do seu funcionamento.
Primeiro, é preciso entender como opera um câmbio automático. Este tipo de transmissão usa um equipamento chamado conversor de torque, que atua no lugar da embreagem.
Dessa forma, dependendo da pressão sobre o acelerador, o conversor atua combinando as engrenagens do câmbio automaticamente, selecionando a marcha mais adequada para obter o melhor aproveitamento de potência possível.
Embora seja muito confortável, o sistema é complexo e sua manutenção pode ser bastante onerosa. Justamente por conta dessa complexidade é que os carros equipados com esse modelo de caixa costumam custar mais caro do que os equipados com câmbios tradicionais.
Por sua vez, as caixas automatizadas apresentam um funcionamento bem mais simples. Na verdade, trata-se de um câmbio tradicional, com os mesmos componentes do manual.
A diferença é que existe um atuador eletrônico que aciona a embreagem e faz a troca de marchas automaticamente, sem que o motorista precise operar a marcha. Como o sistema é o mesmo do manual, as peças são compartilhadas e a manutenção é bem mais simples e barata.
Quais as vantagens para o motorista?
A principal vantagem para o motorista é o custo-benefício do Dual Logic, que é imbatível. O conforto de não precisar trocar as marchas é o mesmo que se pode obter em um carro com caixa automática tradicional.
Sendo assim, o preço que se paga pelo veículo e os custos de manutenção são muito menores, o que acaba tornando a compra mais atrativa.
Além disso, o sistema Dual Logic dispõe de várias tecnologias que também podem ser encontradas nos carros automáticos.
Uma delas é o modo de condução esportiva, que pode ser acionado por meio de um botão no console. Ele permite que o motorista desenvolva mais o motor, já que as trocas passam a ser feitas em rotações mais altas. Ideal para ultrapassagens em estradas, por exemplo.
Outra tecnologia muito celebrada por donos de carros Dual Logic é a possibilidade de fazer trocas manuais, por meio da própria alavanca ou com o uso de borboletas atrás do volante. E isso ocorre sem que seja necessário fazer uso da embreagem, cujo pedal nem existe nesses modelos.
Como utilizá-lo forma correta?
Agora que você já sabe tudo sobre o sistema Dual Logic, é hora de aprender a usá-lo da forma mais otimizada possível. Veja algumas dicas:
1. Esqueça o pé esquerdo
Se você ainda não teve a oportunidade de ter um carro equipado com o sistema, vai precisar se acostumar com a ausência da embreagem. Muitos motoristas acabam se esquecendo de que o sistema é acionado automaticamente e acabam pisando no freio, acreditando estarem acionando a embreagem.
Se for o caso, cole um bilhete no volante lembrando que não é necessário realizar a operação, até se acostumar.
2. Saiba o que significam as siglas
Como foi dito, para o motorista, o funcionamento do câmbio automatizado é idêntico ao automático. Inclusive na sinalização. As siglas usadas são iguais e é preciso entendê-las para fazer o melhor aproveitamento possível do sistema. Vamos conhecê-las?
- R – Reverse: é a marcha a ré do Dual Logic.
- N – Neutral: trata-se da posição de ponto morto.
- D – Drive: neste modo, o carro faz todas as trocas de marcha sozinho.
- M – Manual: você passa a comandar as trocas de marcha. A posição “+” sobe para as marchas mais altas, enquanto a sigla “-” significa redução.
3. Atenção ao dar a partida
Para ligar o veículo equipado com Dual Logic você precisa estar com o pé no freio e a alavanca posicionada nos modos N, D ou M. Caso contrário, a ignição será bloqueada.
Com o carro ligado, escolha a posição D ou M para sair dirigindo. Ao soltar o freio, o carro já começará a se movimentar vagarosamente. Portanto, fique atento.
4. Arrancando nas ladeiras
Os carros com câmbio automatizado possuem um sistema que os segura na hora de arrancar em subidas. Isso significa que não haverá o risco de o veículo descer e atingir o que está atrás no momento em que você tirar o pé do freio para posicioná-lo sobre o acelerador.
Só tome cuidado com o tempo, pois isso não é a mesma coisa que puxar o freio de mão. Se você tirar o pé do freio e demorar a aplicar aceleração, o veículo pode descer.
E aí, convencido do conforto e da praticidade do sistema Dual Logic? Então não perca tempo! Entre em contato conosco e veja as opções disponíveis de modelos equipados com essa tecnologia. Com certeza você encontrará algum que esteja de acordo com as suas necessidades, sempre com ótimo preço, procedência garantida e condições de pagamento imbatíveis!