Descubra os defeitos da vela de ignição e seus impactos no motor!
Todo motorista sabe: para que um carro esteja em ordem, o motor deve funcionar sem nenhum problema. Assim, é de extrema importância que todas as peças do coração do automóvel estejam em perfeito estado, correto?
Por isso, entender um pouco mais sobre como atua o motor do veículo nunca é demais. Neste artigo nós falaremos sobre uma peça muito básica, porém fundamental para que os carros saiam do lugar: a vela de ignição. Para saber mais sobre o funcionamento e os defeitos da vela de ignição, continue lendo este post!
A vela de ignição
O que é
A vela de ignição é uma peça muito pequena e simples, porém fundamental para o funcionamento do carro. Essa parte nada mais é do que um eletrodo isolado por uma capa de cerâmica, localizado dentro motor do carro ou da moto.
Como funciona
Para ser mais preciso, a vela de ignição fica posicionada dentro da câmara de combustão — local onde o combustível é misturado com oxigênio e queimado, gerando energia para que o veículo se movimente.
Sabendo disso poderemos entender melhor como essa peça trabalha: dentro do bloco do motor, o pistão, como uma seringa, desce e puxa uma mistura de combustível com ar — combinação altamente inflamável. Ao terminar esse processo, o pistão sobe novamente e comprime esse conjunto incendiável — é aí que a vela entra em ação.
Com a mistura feita e comprimida, a vela de ignição solta uma faísca elétrica e causa uma explosão dentro do cilindro. Essa detonação faz com que o pistão desça rapidamente e movimente outras peças e, consequentemente, o carro — além de fazer com que o processo de queima se repita.
Ou seja, sem essa peça básica e de funcionamento simples, o seu veículo não iria a lugar nenhum!
Os principais defeitos da vela de ignição
Agora que aprendemos o que é e como funciona a vela de ignição, confira os principais problemas que podem comprometer a atividade dessa parte tão importante.
Desgaste da vela
O problema mais comum com essa peça é o desgaste excessivo. Isso geralmente ocorre por falta de atenção e por falta de troca da vela com a periodicidade correta. Ao negligenciarmos sua manutenção, o eletrodo sofre uma erosão e não consegue causar a faísca elétrica quando necessário.
Resíduos
Devido à má qualidade de alguns combustíveis, o chumbo presente neles pode se acumular no isolamento e no eletrodo. Por ser um metal que também conduz eletricidade, o funcionamento da vela é prejudicado — principalmente, em altas temperaturas.
Eletrodos fundidos
A fusão dos eletrodos da vela também é causada pela procedência do combustível usado no carro. As impurezas presentes em uma gasolina ruim, por exemplo, acumulam-se na câmara de combustão, aumentam muito sua temperatura e derretem os eletrodos — prejudicando bastante o funcionamento do carro.
Carbonização seca
Esse problema é caracterizado pela presença de uma fuligem escura e seca que fica depositada no eletrodo da vela. A presença desse resíduo na peça é causado, na maior parte das vezes, devido à baixa qualidade dos combustíveis ou a problemas no filtro de ar, no afogador e no carburador. Esse defeito também pode ser causado pela própria vela em virtude de seu uso em baixa rotação ou em baixa temperatura.
Carbonização oleosa
Esse é um dos mais graves defeitos da vela de ignição. A carbonização oleosa indica que há muito fluido lubrificante entrando na câmara de combustão. Esse problema acontece graças a danos na vedação dos pistões e nas guias de válvulas.
Isso indica que há um vazamento perigoso dentro do veículo. Nesse caso, o mecânico deve ser acionado para corrigir o problema o mais rápido possível
Superaquecimento
Esse defeito é causado quando usamos velas inadequadas. Com a parte incorreta, a explosão não é desencadeada pela faísca elétrica do eletrodo, mas pelo calor da câmara de combustão — e isso faz com que o motor não trabalhe de maneira certa.
Quebra do isolamento
Um problema que às vezes ocorre durante a manutenção da ignição do carro é a quebra do isolamento da vela. Quando essa cerâmica protetora é danificada, a faísca elétrica não se forma no local correto e prejudica o funcionamento do motor.
Impactos dos defeitos da vela no motor
Como mencionamos, a vela de ignição é um mecanismo simples, porém fundamental para o funcionamento do carro. Por isso, vejamos agora quais são os impactos que problemas nessa peça causam na mecânica do veículo.
Problemas na partida
Essa é uma das complicações mais clássicas quando se fala em problemas na vela. Caso a formação da faísca esteja comprometida, um dos primeiros problemas a serem notados será a dificuldade em ligar o carro.
Baixo desemprenho
Quando os defeitos na vela de ignição fazem o motor trabalhar em uma temperatura elevada, isso faz com que o automóvel entregue uma potência abaixo do normal — além de desencadear todos os problemas gerados por um carro muito quente.
Problemas na rotação
Como a faísca gerada pela vela é fundamental para a rotação do motor e seus componentes, o carro terá problemas com o giro alto ou baixo. Isso fará com que o automóvel perca potência e, em casos mais graves, dê solavancos e trancos — comportamento extremamente prejudicial à mecânica do veículo.
Fusão do motor
Por fim, temos o mais temido dos impactos causados por problemas na vela de ignição: a fusão do motor. Como vimos anteriormente, problemas na vela podem causar um superaquecimento da câmara de combustão.
Essa alta temperatura pode derreter o bloco do motor e fundi-lo. Essa é uma das consequências mais devastadoras para o carro e para o bolso do proprietário, visto que o conserto é caro e trabalhoso.
Aprendemos neste post que defeitos na vela de ignição são fáceis de serem detectados e prevenidos com a observação do carro e cuidados básicos. Por isso, não deixe de fazer as manutenções rotineiras e mantenha a saúde do seu carro em dia.
É bom manter-se atento, pois, embora seja um item simples e barato, o mau funcionamento e os defeitos da vela de ignição podem causar efeitos graves.
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