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Marcha lenta irregular: quais as principais causas e o que fazer?

abril 16, 2019

Deixar o carro em marcha lenta é uma prática bastante corriqueira para alguns motoristas. Consiste em acelerar o mínimo necessário para que o veículo continue ligado, mesmo sem estar em movimento.

Quando em marcha lenta, o câmbio não está com marcha engatada. O automóvel fica em modo de aceleração, mas não em movimento. Esse costume é capaz de causar danos para o motor do seu veículo ou a famosa marcha lenta irregular.

Com a rotação diminuída, a marcha lenta irregular não consegue manter o carro ligado, fazendo com que o motor fique oscilando até morrer. Um outro problema é o aumento do consumo de combustível do veículo.

Continue lendo este post para entender um pouco mais as causas e como resolver os problemas na marcha lenta.

Principais problemas de caixa de câmbio

O câmbio é uma parte fundamental do carro. São dois tipos existentes no mercado: o câmbio manual e o automático. Para identificar alguns problemas é necessário saber qual o sistema de marcha que faz parte do seu veículo.

Abaixo, vamos mostrar alguns problemas comuns nos dois tipos e o que pode ajudar na hora da manutenção.

Câmbio manual

Cheiro de queimado

É muito comum sentir cheiro de óleo queimando, principalmente ao passar em marcha lenta. Esse sinal pode significar algum problema na transmissão, um exemplo é o superaquecimento. Porém, o nível baixo de fluido e o excesso de resíduos também podem ser os motivos desse cheiro.

Marchas não se encaixam

Toda transmissão que acontece no carro é pensada para que se encaixem quando o automóvel está andando. Quando você aciona o pedal e move a alavanca do câmbio de marcha, mas ela não se encaixa algo está errado. Consulte um mecânico, pois pode ser algo simples, como baixo fluido, mas só um especialista poderá te dar uma certeza.

Câmbio automático

Marcha não muda

O câmbio parece estar fraco e, com isso, a marcha não muda. É um problema corriqueiro em carros com câmbio automático e é conhecido como terceira hidráulica. A luz de falha é acionada no painel e o sistema de marcha não consegue mudar, ficando travado. Para que não prejudique outros componentes do carro, o ideal é procurar o mais rápido possível uma oficina mecânica para te ajudar.

Vazamento de óleo

Comum nos câmbios automáticos, o vazamento pode fazer com que a marcha não trabalhe na melhor condição possível. Fique atento a qualquer tipo de vazamento para corrigi-lo de forma imediata, evitando problemas mais graves no carro.

Nos dois tipos de câmbio é necessário atenção, já que um problema nessa área pode originar vários outros. A manutenção preventiva é a melhor maneira de afastar falhas que podem sair caro no seu bolso.

Possíveis causas da marcha lenta irregular

Existem algumas situações que causam os problemas de irregularidade e que são reparadas facilmente. Caso não seja resolvido logo, os danos no motor podem ser mais graves, sendo capaz de deixá-lo sem o carro.

Filtros entupidos

Filtros entupidos são causas comuns de marcha lenta irregular. Fazer as inspeções necessárias nos filtros de ar e de combustível ajudam a diminuir as chances de ocorrer essa situação com você. Caso seja detectado que estão entupidos, a troca é necessária.

Mangueiras de vácuo

A mangueiras se desgastam com o tempo e podem romper ou ficarem soltas. Causas de marcha lenta irregular são de fácil reparo. Olhar o compartimento do motor, fazer uma avaliação detalhada dos tubos e, a qualquer sinal de desgaste ou algum corte, realizar a troca, fará com que o problema da marcha lenta seja solucionado.

Correia de distribuição

Uma correia dentada gasta acarreta uma série de situações. Isso faz com que o motor não atinja o potencial máximo, não conseguindo ter o timing certo para trabalhar. A análise de um especialista será importante para saber se houve algum outro problema pela falta de uma correia em boas condições.

Componentes elétricos

O sistema de ignição (velas e cabos) e a tampa do distribuidor, caso estejam danificados, são grandes prováveis causas da marcha lenta irregular que o seu carro vem apresentando. A manutenção mais certeira é a troca desses componentes.

Sensor

O sensor de rotação pode apresentar alguns problemas. Se você trocou recentemente, o acessório pode ter sido instalado errado, fazendo com que a atuação não seja eficiente. O TPS envia dados ao módulo da injeção, que comandará a ação do atuador de marcha lenta.

O sensor TPS é um dispositivo que controla a posição da borboleta, que é ligada ao pedal do acelerador. Então, conforme sua posição, o sensor consegue medir o quão será exigido do motor para responder à ação do motorista ao pisar no acelerador.

Quando o problema é no TPS, não só a informação da borboleta é errada, mas todas as informações que o módulo recebe serão falsas.

Entrada de ar falsa

Duas situações podem causar este problema. O primeiro pode ser no sensor MAF, que regula a entrada de ar no sistema para que haja mistura de ar e combustível a ser injetada na câmara de combustão. Uma falha no MAF fará com que as informações enviadas ao módulo do motor sejam erradas, fazendo com que o sensor TPS posicione erradamente a borboleta e modifique o atuador de marcha lenta.

Outra situação pode ser o coletor de admissão com junta de vedação queimada. Isso acontece por um aquecimento excessivo do motor. Com a junta queimada, o ar passará do lado exterior para o interior da câmara de combustão, aumentando a quantidade de ar e provocando falhas no motor.

Como visto, a marcha lenta irregular pode ser originada por vários motivos e que devem ser analisados quando detectados, pois podem provocar ainda mais danos ao veículo. A melhor maneira de evitar essa situação é manter a manutenção regular do seu carro, assim você diminui as chances de dores de cabeça. E, caso você perceba que seu carro está com esse problema, procure um mecânico de confiança para fazer os reparos.

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