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Blindagem de carros: veja por que você deveria fazer no seu veículo

junho 28, 2019

Atualmente, o sentimento de vulnerabilidade tem sido o principal responsável pela ascensão do setor de blindagem de carros. Afinal, boa parte das metrópoles nacionais tem apresentando uma situação delicada no que diz respeito à segurança pública, tornando necessárias as soluções de proteção individual.

Então, elaboramos este artigo para sanar algumas curiosidades, esclarecendo o que é a blindagem, como realizá-la, qual é sua eficiência e o que a legislação diz sobre esse procedimento. Portanto, caso você tenha interesse nessa modificação, acompanhe o post para saber mais sobre ela!

O que é a blindagem de carros?

Como o próprio nome sugere, esse procedimento consiste no reforço estrutural da carcaça do veículo. Após a blindagem, o automóvel se torna mais resistente contra o impacto de projéteis e outras ameaças externas dependendo da robustez da sua proteção.

Técnica e resumidamente, podemos dizer que a blindagem adiciona painéis balísticos em pontos estratégicos da lataria. Para complementar essa aplicação, instalam-se placas de aço entre os painéis mais resistentes, eliminando todas as janelas de vulnerabilidade.

Para além da lataria, os vidros também recebem atenção especial. Os originais são substituídos por modelos estruturalmente modificados, com várias lâminas intercaladas. Como era de se esperar, a sofisticação e robustez desses materiais está relacionada ao seu preço.

Basicamente, quanto maior a proteção, maior o valor! Abaixo, listamos a resistência dos três principais níveis de blindagem no mercado nacional. Veja:

  • nível I — suporta os projéteis de revólveres calibre 22 e 38;

  • nível II-A — suporta os projéteis do nível I, de pistola 9 mm e revólver 357 Magnum;

  • nível III-A — suporta os projéteis do nível I, II-A, de revólver 44 Magnum e submetralhadora 9 mm.

Por fim, vale lembrar do peso agregado ao veículo após o procedimento. Blindagens mais suaves adicionam cerca de 90 kg, enquanto as mais fortes aumentam essa medida em quase 200 kg. Por esse motivo, o serviço não pode ser realizado em veículos 1.0, com menos de 90 cv de potência.

Quais são as novas condições que regulam esse procedimento?

Com a ascensão do segmento, o Exército se viu na obrigação de renovar a legislação que regulamentava as blindagens no Brasil. Essa atualização aconteceu por meio da Portaria nº 55, publicada no Diário Oficial da União em Junho de 2017.

Para resumir sua mensagem, extraímos apenas as alterações de maior impacto para o consumidor final. Veja!

Certificado de Registro (CR)

Hoje em dia, os proprietários também devem emitir o Certificado de Registro (CR), apresentando as documentações exigidas, preenchendo formulários de adequação e emitindo certidões limpas nas esferas da Justiça Criminal, Federal e Militar.

Confira algumas curiosidades sobre esse documento:

  • validade — 3 anos;

  • prazo de emissão — 3 dias;

  • taxa de emissão — R$ 100;

  • taxa média em despachantes — R$ 850 para PF e R$ 1.250 para PJ.

Reparo

De modo geral, a atualização das regras implicou em um posicionamento mais rígido do Exército diante das irregularidades do segmento. O documento de 2017 vetou a realização de reparos nas blindagens, pontuando que, havendo alguma avaria, toda a peça deverá ser substituída, seja vidro, painel ou placa.

Esse trecho foi recebido com certo receio pelo setor, tanto pelos consumidores quanto pelos prestadores desse serviço. Afinal, o termo “avarias” também interpreta a delaminação dos vidros, que é um desgaste natural em um período de 5 a 10 anos.

Com a proibição dos reparos, eliminou-se o serviço de reautoclavagem, que estendia a vida útil desses componentes. Até então, a Associação Brasileira de Blindagem trava um “cabo de guerra” com o Exército para revisar esse trecho, revertendo a proibição.

Teto solar

Quanto a esses componentes, o Exército foi categórico, determinando que o teto solar deve ser composto por uma peça única, fixa e com nível de blindagem coerente com o restante da carroceria. Isto é: o acessório perde sua mobilidade, estando permanentemente fechado após a blindagem.

Validade

Agora, as prestadoras de blindagem devem expressar o prazo de validade no termo de responsabilidade do serviço. Esse é um ponto muito positivo para o setor, sobretudo para o mercado de seminovos e usados. Assim, os compradores têm maior segurança na compra de um blindado com alguns anos de uso, conhecendo a durabilidade restante dessa proteção.

Quais são os principais benefícios de realizar esse investimento?

Como era de se esperar, grande parte do público consumidor busca esse procedimento com o propósito de aprimorar sua segurança pessoal. Apesar disso, existem outras vantagens ocultas na blindagem. Confira as principais!

Silêncio

A armadura extra também blinda o veículo de ruídos externos de menor importância. Com isso, todos aqueles barulhos causados pelas irregularidades de uma via, chuvas, buzinas distantes e afins acabam sendo abafados pelos painéis de proteção. Esse é um benefício que se reflete na concentração do motorista durante os trajetos.

Segurança

Essa vantagem não se resume apenas à proteção objetiva que a blindagem oferece, mas também à sensação psicológica, representada no conforto de se sentir seguro. Infelizmente, muitas metrópoles brasileiras atravessam um período frágil na segurança pública, promovendo a sensação de insegurança na população local.

Valorização

É fato: os veículos blindados sofrem menor depreciação. Além disso, o valor investido na blindagem é integralmente revertido sobre o preço do carro quando o procedimento é recente e, portanto, não consumiu seu prazo de validade.

Qual é o custo médio desse serviço?

Como você já sabe, esse procedimento é disponibilizado em diferentes níveis de proteção. No geral, frisamos que o padrão do mercado nacional está com as blindagens III-A, que são as mais caras e, também, as mais resistentes. Veja o custo médio de acordo com o nível de proteção:

  • I, II e II-A são realizadas a partir de R$ 20.000;

  • III-A tem valores entre R$ 40.000 e R$ 75.000 a depender do veículo.

Agora, confira os preços aproximados das blindagens III-A de acordo com o tipo do automóvel:

  • R$ 41.000 para pick-ups;

  • R$ 45.000 para sedans médios;

  • R$ 48.000 para utilitários esportivos;

  • R$ 75.000 para veículos de luxo.

Por fim, compreendemos que a blindagem de carros é um procedimento indispensável aos proprietários que têm alguns estilos de vida específicos. Geralmente, esse público é composto por pessoas politicamente expostas, delegados, magistrados, advogados e afins.

Gostou deste artigo esclarecendo a blindagem de carros? Então aproveite para ler o nosso post sobre os principais tipos de airbag na indústria automotiva!​