Saiba mais sobre os tipos de combustíveis para veículos
Antes de comprar seu veículo novo ou usado, você deve levar em conta o tipo de combustível que ele utiliza. Hoje em dia, a maior parte dos carros é flex, ou seja, são automóveis que aceitam gasolina e etanol em qualquer proporção. Mas existem algumas outras opções além da gasolina e etanol comuns que são vendidos nos postos. Nesse post vamos falar sobre os principais combustíveis vendidos no Brasil. Confira!
Quais as opções de combustível?
O aumento da tecnologia possibilitou o desenvolvimento desses diversos tipos de combustível, e cada um deles resulta em um desempenho diferente no carro. Por exemplo, quando o carro é flex, a gasolina tem rendimento maior que o etanol, mas quando vale a pena abastecer com cada um?
Um jeito prático e rápido de decidir essa questão é multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o resultado for menor que preço do etanol, utilize gasolina. Caso contrário, prefira o etanol. Essa regrinha leva em consideração a variação de desempenho da gasolina em relação ao etanol. A seguir, veja um pouco mais sobre cada uma das opções:
Gasolina comum
É um derivado do petróleo que contém, obrigatoriamente, 27% de etanol anidro em sua composição para comercialização. É o combustível mais vendido para os carros de passeio do Brasil.
É bastante poluente e sua queima libera resíduos que ficam acumulados nas válvulas de admissão dos motores. Devido a esses resíduos que ficam no motor, seu desempenho é menor que o da gasolina aditivada.
Gasolina aditivada
É a gasolina comum com adição de detergentes dispersantes para limpar os motores e impedir o acúmulo de sujeira nas paredes e outros aditivos que melhoram a lubrificação dos componentes internos do motor. Não existem restrições quanto ao seu uso, pode ser constante ou periódico.
Se você normalmente utiliza gasolina comum, é interessante abastecer algumas vezes com a aditivada para “limpar o motor”. A troca da gasolina comum pela aditivada deve ser gradativa, impedindo que toda a sujeira presente no motor se desprenda e cause entupimento dos bicos injetores.
Gasolina premium
Oferece alta octanagem, permitindo maior aproveitamento da potência do motor, entretanto, o motor deve estar preparado para recebê-la, caso contrário, atuará como uma gasolina aditivada por possuir detergentes e aditivos. A porcentagem de etanol anidro é menor, 25%, do que nos outros tipos de gasolina.
É indicada para carros potentes e com altas taxas de compressão — como veículos esportivos —, aproveitando ainda mais o potencial do motor.
Etanol comum
Produzido a partir de fontes vegetais, como cana-de-açúcar, soja, milho etc. No Brasil, a principal fonte para a produção de etanol é a cana-de-açúcar, por oferecer maiores vantagens energéticas. Nos postos de gasolina é vendido o etanol hidratado, que contém no máximo 6,5% de água em sua composição.
Possui maior octanagem que a gasolina, resultando em maior aproveitamento do motor, porém o consumo também é maior.
Etanol aditivado
Assim como a gasolina, o etanol pode receber aditivos para melhorar a lubrificação interna do motor. Não é necessário a adição de detergente, pois o etanol não suja o motor como a gasolina.
O rendimento deste tipo é cerca de 3% maior do que o etanol comum, o que o faz uma opção bastante viável economicamente, apesar de o preço do etanol comum ser menor do que o aditivado.
Diesel
Também derivado do petróleo, é altamente tóxico e inflamável. Os motores a diesel não possuem vela de ignição pois a combustão é espontânea. Utilizado em caminhões, ônibus, algumas picapes e veículos com tração 4×4 ou reduzida. O governo proibiu sua utilização em carros de passeio devido ao seu alto teor de poluição.
Gás Natural Veicular (GNV)
É considerado o combustível mais puro dentre as opções aqui apresentadas. Bastante econômico e pouco poluente, ajuda a aumentar a vida útil do motor. Para utilizar GNV o veículo deve vir preparado de fábrica pois a pressão de trabalho é bem alta.
Uma ótima opção por apresentar a melhor relação entre consumo e km rodados e seu preço é baixo também. Gera uma economia de até 60% quando comparado com etanol e gasolina.
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