Por que a procura por carros coloridos no Brasil caiu? Conheça 6 motivos!
Você já observou como os carros coloridos têm diminuído? A verdade é que basta olhar para as ruas por alguns instantes para observar um fenômeno bastante curioso: carros brancos, pretos, pratas e cinzas são predominantes apesar de, uma hora ou outra, um carro vermelho passar.
Logo, as perguntas que ficam são: o que aconteceu com os carros coloridos? Por que a demanda destes veículos caiu?
No artigo de hoje, vamos entender as 6 principais razões que levaram à falta de cores nas estradas. Continue lendo!
O cenário não tão colorido dos carros no Brasil
De acordo com uma pesquisa de junho de 2023 do G1, com base em dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), 67% da frota total, o que equivale a 80,4 milhões de veículos no Brasil, são de uma das quatro cores a seguir:
- Branco (21,2%)
- Preto (18,9%)
- Prata (16,8%)
- Cinza (10,2%)
Em 2013, ano em que a Senatran começou a fazer o levantamento das cores dos automóveis (carros, caminhões, caminhonetes, motos e outros tipos de veículos), essa porcentagem era de apenas 63%.
Porém, ainda existe um ponto colorido fora da curva: o carro vermelho, que ainda resiste e ocupa 15,6% da frota.
No entanto, outras cores chamativas como verde, azul e amarelo caíram nos últimos 30 anos e somam, juntas, 17% do total.
Cidades com mais carros coloridos
As cidades com carros mais “extravagantes” estão espalhadas pelo país e tem uma característica em comum: são cidades pequenas, com até 15 mil habitantes.
Por exemplo, a cidade com mais carros da cor vermelha (51%) é Cacimbas (PB). Por sua vez, o município com mais veículos azuis (16%) é Meridiano (SP).
Já Lauro Muller (SC) é a cidade com mais carros verdes (13%) e Laranjal do Jari (AP), curiosamente, é o município com mais veículos laranjas (7%).
Mas quais são os motivos que fazem com que as ruas fiquem menos coloridas?
6 razões da diminuição dos carros coloridos nas ruas
Dentre os fatores que mais colaboraram para o cenário descolorido das ruas nos últimos anos estão:
Diversidade
Nas indústrias, a produção se torna mais fácil, e especialmente mais barata, quando existem poucas cores para serem escolhidas, principalmente quando falamos em carros populares.
Pressão da indústria
Devido ao fato de as montadoras estarem vivendo um cenário de retração nos últimos anos, causado pela crise mundial de 2008 e pela pandemia de COVID-19, controlar a complexidade da produção com muito mais montadoras se tornou um processo ainda mais complexo.
Revenda
Muitas concessionárias e clientes evitam cores extravagantes na hora de adquirirem carros, uma vez que elas possuem medo de não encontrarem compradores para esses veículos.
Preferência dos consumidores
Outra razão da preferência por carros mais neutros está no fato de as preferências dos clientes terem mudado dos anos 2000 em diante, situação que está associada aos conceitos tecnológicos que estavam surgindo na época, como o iPhone.
Mudanças no próprio mercado
O mercado automotivo está mudando e, no futuro, o foco será vender mais para empresas (principalmente frotistas) e menos para pessoas físicas. Assim, para evitar problemas, locadoras, por exemplo, optam por veículos mais neutros.
Burocracia
Por fim, com um cenário já focado em cores neutras, aquele consumidor que deseja um carro colorido pode ter que esperar muito pela entrega do veículo. Além disso, na revenda de carros, existem barreiras financeiras (caso o comprador deseje fazer a repintura do veículo) e burocráticas (relacionadas à atualização do documento do carro com a nova cor).
E aí, você já tinha parado para observar esse fato da diminuição dos carros coloridos nas ruas? Qual é a sua opinião sobre isso? Conte nos comentários!
E, se você gostou desse artigo, confira este outro conteúdo nosso sobre a existência dos carros populares no Brasil.