Blog do Portal

Conheça a história do famoso Fiat 147

agosto 24, 2017

O Fiat 147 é um dos veículos populares mais tradicionais da nossa história. Derivado do italiano Fiat 127, esse veículo trouxe uma série de inovações para o mercado brasileiro. A estrutura monobloco, a tração dianteira e o motor transversal revolucionaram a forma como conhecemos os nossos veículos.

Hoje, conhecer a história do Fiat 147 é conhecer um importante capítulo da história dos automóveis nacionais. Saiba mais sobre ele no nosso post de hoje!

O começo da história do Fiat 147

A história da Fiat não é marcada por veículos médios e grandes de sucesso. Ao longo de sua história, a marca italiana consagrou-se com carros pequenos, como o primeiro Fiat 500 e o Fiat 127. Junto ao Uno, eles ajudaram a tornar a marca uma das principais fabricantes do segmento.

No Brasil, a história da Fiat começou em julho de 1976. A empresa tinha um único objetivo: atingir uma área do mercado dominado pelos pequenos VW Fusca e Brasília. E para que isso fosse possível, o Fiat 147 contou com uma série de soluções que ainda não estavam presentes no nosso mercado.

As inovações do Fiat 147

O Fiat 147 é um herdeiro direto do Fiat 127. O modelo italiano foi lançado em 1971 e chegou a emplacar 500 mil unidades no Velho Continente em 1975. O seu sucesso foi tanto que a filial brasileira utilizou o automóvel como base para o desenvolvimento do Fiat 147.

O Fiat 147 teve as melhores características da sua versão europeia. O motor dianteiro transversal foi o primeiro a ser feito no Brasil, enquanto a suspensão independente nas quatro rodas tornou o veículo referência em estabilidade e a direção articulada dava mais segurança ao motorista em caso de colisão frontal.

O estepe localizado no cofre do motor do Fiat 147 deu um maior porta-malas, crucial para veículos pequenos. Ao mesmo tempo, o espaço interno foi otimizado ao máximo. Dessa forma, mesmo possuindo um entre-eixos 18 cm menor do que o Fusca e sendo, no geral, 40 cm mais curto que o concorrente, o Fiat possuía mais espaço interno.

Em outras palavras, a Fiat chegou no Brasil com um veículo mais espaçoso, gostoso de dirigir e seguro do que os seus concorrentes.

O primeiro veículo a álcool do país

As inovações também incluíram o motor do Fiat 147. Projetado por Aurelio Lampredi (conhecido pelo trabalho ao lado da Ferrari), o compacto possuía comando de válvulas sobre um cabeçote de fluxo cruzado, acionado por correia dentada e 48 cv líquidos. O hatchback de 800 quilos era empurrado por um motor de 1 049 cm³.

Apesar da aparência frágil dos primeiros anos, solucionada com uma brilhante estratégia de marketing, o veículo ganhou o gosto do público. Com pequenas evoluções, o primeiro veículo a álcool do país atingiu o pico de vendas no início da década de 1980. E algumas soluções do Fiat 147 são mantidas até hoje.

A tradicional versão Rallye

história do Fiat 147

A combinação de suspensão estável, ótimos freios e um comportamento dinâmico acima da média tornou-se uma das marcas do veículo. Como seu ronco e suavidade estimulavam uma tocada mais esportiva, a Fiat trouxe para o mercado, em 1979, o primeiro Fiat 147 Rallye.

O modelo teve a sua cilindrada aumentada para 1297 cm³ graças ao auxílio de um virabrequim de maior curso. A potência foi aumentada para 72 cv a 5.800 rpm com o apoio de um carburador Weber de corpo duplo. Assim, o desempenho do Fiat 147 Rallye foi mantido nas altas rotações.

A velocidade máxima atingida pelo modelo era de 144,93 km/h. Para os padrões de hoje, em que veículos chegam próximo dos 400 km/h, parece pouco. Entretanto, para o mercado da época, a aceleração de 0 a 100 km/h em 17,5 segundos já o deixava lado a lado com concorrentes como o Chevette GP e o Corcel II GT.

Veículos maiores poderiam perder para o Fiat 147 Rallye em algumas situações, como o Dodge Dart, o Chevrolet Opala e o Ford Maverick poderiam perder para o pequeno hatchback em subidas de serras, graças ao comportamento dinâmico. Em outras palavras, o Fiat 147 Rallye só ficava atrás do Passat TS, referência da época.

Além das modificações, o Fiat 147 Rallye trouxe um exterior renovado. As faixas “1300 Rallye”, acompanhadas da ausência de cromados, para-choques pretos, o logotipo esportivo da Fiat e a tomada de ar na abertura do capô mostravam que aquele era um veículo feito para os que buscavam mais esportividade no seu dia a dia.

história do fiat 157 - rallye

Por dentro do Fiat 147 Rallye

Dentro, o Fiat 147 Rallye também trouxe novidades. O acabamento passou por melhorias com a inclusão de um volante esportivo de três raios e um painel completo. As portas possuíam forros e os bancos altos reclináveis de curvim preto eram acompanhados de cintos de três pontos para o motorista e o passageiro da dianteira.

O modelo seguinte ganhou novo visual e teve a sua reestilização chamada de Europa. Lançada em 1980, o capô passou a ser mais baixo e a grade teve sua inclinação modificada. As lanternas e as luzes de direção ganharam um novo design e foram realocadas nas extremidades dos faróis.

Outras mudanças incluíram os cintos de segurança dianteiros, que agora eram retráteis. Já o para-choque dianteiro, com revestimento de plástico, ganhou as luzes de neblina abaixo dele.

Fechando o kit de mudanças, o para-brisa ganhou uma faixa degradê. Para tornar os engates menos duros e imprecisos, o modelo também recebeu novos sincronizadores.

A versão Rallye foi fabricada até 1981. Até hoje ela é uma das versões mais disputadas entre colecionadores da história do Fiat 147. Em 1982, o Fiat 147 Rallye foi substituído pela versão Racing, que não possuía o mesmo apelo esportivo.

Um ano depois, a fábrica da Fiat em Betim começaria a entregar aos brasileiros a versão Spazio do Fiat 147. A sua versão esportiva, batizada de TR, foi a última dos hatches esportivos da montadora ítalo-mineira por longos anos e teve como diferencial o aerofólio traseiro, já presente no Fiat 127 Sport.

Fiat 147 - Spazio

Fiat 147 Spazio

A história do Fiat 147 é marcada por uma série de acertos e inovações. Se você quer conhecer outros veículos que marcaram época e ganharam um lugar especial no coração dos apaixonados por automóveis, assine a nossa newsletter!

No dia 17 de setembro de 2017, o Portal Auto Shopping recebe o primeiro Encontro da Família Fiat. O evento vai contar com diversos modelos da escuderia italiana, incluindo diversos exemplares do histórico Fiat 147.

E você, curtiu a história do Fiat 147? Aproveite para conhecer também a história do Carro Puma e seus principais modelos.