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Saiba como usar a embreagem e aumente a sua vida útil!

dezembro 13, 2016

Apesar dos carros automáticos, automóveis equipados com câmbios manuais ainda são maioria no Brasil. Como bem sabemos, todo carro manual possui um sistema de embreagem que sofre desgastes com o uso – e cujo reparo pode custar caro.

Pensando nisso, no post de hoje daremos dicas de como utilizar a embreagem da melhor maneira. São atitudes que ajudam a aumentar a vida útil desse componente e até mesmo poupar algum dinheiro.

Gostou? Então acompanhe!

Aprenda como funciona a embreagem

A embreagem oferece duas possibilidades para o torque gerado pelo motor: ou ele passa para a caixa de marchas ou é interrompido. Ela é composta de discos e molas capazes de fazerem a união entre o eixo do motor e o eixo da caixa de marchas de maneira gradual.

Essa função é necessária em vários casos:

  • Quando o carro está acelerando, a força do motor precisa ser transmitida até a caixa de marchas – e de lá para as rodas;
  • Quando o carro para, a força que o motor entregaria para as rodas tem que ser interrompida;
  • Quando se troca de marcha, os eixos do motor e da caixa mudam de velocidade durante o desacoplamento e precisam se juntar novamente de maneira gradual.

Enquanto a embreagem está totalmente unida ou desunida, não há problema. O desgaste acontece mediante o atrito entre o platô e o disco nos momentos em que o acoplamento está apenas gradual.

Não acione a embreagem por muito tempo

Esse é um dos erros mais comuns e também uma das maneiras mais rápidas de se queimar a embreagem. Por isso, acostume-se a controlá-la no menor tempo possível quando estiver em uma subida ou der a arrancada. Isso diminui o tempo de atrito entre o disco e o platô.

Use a embreagem apenas quando necessário

Sempre que você parar em um semáforo, coloque o carro em ponto morto e solte a embreagem. Mantê-la acionada não traz vantagem alguma (e ainda por cima aumenta o desgaste da peça).

Não descanse os pés sobre o pedal

O movimento de pressionar o pedal de embreagem pode ser cansativo, principalmente em situações de muito tráfego, quando o trânsito para e segue a toda hora. Assim, muitos motoristas optam por já deixar o pé sobre ele.

Mas isso é um grande erro que pode custar caro para a durabilidade do componente, já que qualquer pressão sobre o pedal pode acionar o sistema, ocasionando atrito.

Evite utilizar o câmbio para frear

Diminuir as marchas em uma descida com a intenção de baixar a velocidade faz com que a força das rodas seja transmitida bruscamente ao sistema de embreagem.

Nesses casos, utilize os freios com o motor engrenado e reduza a marcha apenas quando a velocidade estiver condizente, mantendo a função de freio motor (porém, sem sobrecarregar a embreagem).

Utilize o freio de mão

Sempre que deixar o carro parado em um declive, utilize primeiro o freio de mão. Só depois de ter certeza que ele está suportando completamente o peso do carro, engrene o veículo como medida de segurança.

Engrenar o carro antes de puxar o freio de mão fará com que o peso sobrecarregue o sistema de embreagem durante todo o tempo em que estiver estacionado.

Faça a manutenção correta

Regular a embreagem é muito importante para prolongar sua vida útil. Se o pedal ficar muito baixo, pode ocasionar o acionamento constante da peça e desgastar o disco rapidamente.

Já um pedal muito alto dificulta o controle e aumenta o atrito dos componentes. Mas fique atento, porque também pode significar a necessidade de substituir o cabo de embreagem!

Além das dicas acima, você também deve observar se nas subidas a rotação do motor aumenta sem que ele ganhe velocidade ou esteja com a embreagem acionada. Esse é um sinal claro de que o disco precisa de substituição.

Como você viu, existem vários cuidados que devemos ter com nossos carros. E a embreagem não poderia ficar de fora. Quer receber outras dicas como essa? Então não deixe de assinar nossa newsletter para mais novidades do universo automobilístico!