Blog do Portal

Maserati: um carro pra ninguém colocar defeito!

agosto 28, 2017

Uma das marcas mais conhecidas e poderosas do setor automobilístico mundial, a Maserati é, de fato, sinônimo de design, luxo, esportividade, elegância, potência e tecnologia. Afinal, com modelos como o exótico MC20 e outros que podem alcançar cifras milionárias, a montadora italiana tem uma história que carrega velocidade e exclusividade ao máximo.

Fundada em 1914, na cidade de Bolonha, pelos irmãos Maserati, a marca surgiu como uma oficina e, a partir da I Guerra Mundial, começou a desenvolver os seus próprios projetos de automóveis. Até então, eles eram os responsáveis pelos projetos de carros para competições da Diatto.

Com o passar dos anos, alguns fatores acabaram contribuindo para que a Maserati fosse suspensa das competições e, consequentemente, ficasse de fora das disputas automobilísticas. A partir daí, os irmãos começaram a pensar em um projeto de carro que levasse o sobrenome da família.

Maserati: uma história de família e velocidade

Definida pela própria Maserati como uma história de desafio, distinção e desejo, a trajetória ligada à velocidade começa, de verdade, na década de 1920.

Assim, em 1926, os irmãos Maserati conseguiram produzir o primeiro modelo para competição, o Tipo 26. Em princípio, esse primeiro carro foi construído em cima do chassi do Isotta Fraschini e, claro, ficou conhecido pelo sobrenome dos irmãos. Além disso, foi no Tipo 26 que o famoso logotipo, o tridente de Netuno, apareceu pela primeira vez.

Por sua vez, em 13 de junho daquele ano, a Maserati começa de vez a sua história nas corridas e conseguiu alcançar a sua primeira vitória em uma competição de automobilismo.

Em 1937, os irmãos decidiram vender a empresa, ainda nova, para a família Orsi. Pouco depois, em 1940, a sede foi estabelecida em Modena (Itália).

Os irmãos Maserati, mesmo depois da venda, continuaram a trabalhar na companhia como os responsáveis pela estruturação e construção dos carros. Nesse sentido, em 1939, assim como em 1940, a marca conseguiu chegar ao primeiro lugar na competição de Indianápolis 500.

Entre 1940 e 1948, devido à Segunda Guerra Mundial, a empresa passou a fabricar diversos componentes para a guerra. Contudo, com o fim do conflito entre as nações, voltou a produzir carros e apresentou um novo lançamento: a serie A6.

Os irmãos Maserati permaneceram na companhia até 1948, ano em que resolveram sair para abrir outra empresa, também no ramo de construção de carros, chamada OSCA.

Por fim, em 1957, o nome Maserati abandona, até então, por completo o mundo das competições. A situação da marca tinha se complicado um pouco devido à concorrência acirrada que precisava manter com a Alfa Romeo e a Ferrari.

Modelos inesquecíveis da Maserati: 1958 a 1999

Ainda, com o foco mais em carros de estrada, a marca seguiu investindo e desenvolvendo novos projetos. Dessa maneira, em 1958, o Maserati 3500 GT foi oficialmente apresentado. Quatro anos mais tarde, surgiu o Maserati Sebring. Logo em seguida, o Maserati Quattroporte, o primeiro carro de quatro portas da companhia que segue à venda e se renovando até hoje.

Em 1968, a Citroën comprou a marca Maserati e começou a usar em seus próprios carros algumas das tecnologias que vinham sendo utilizadas na companhia italiana. Já na década de 1970, ela voltou a ser vendida, agora para a De Tomasso.

Além da queda nas vendas, alguns problemas financeiros e até o fantasma da falência que assombrava a Citroën influenciaram na decisão.

Em 1993, a Maserati foi mais uma vez vendida, agora para a Fiat. Contudo, quatro anos depois, metade das ações da empresa foi vendida para a Ferrari, que, a título de curiosidade, também pertence ao Grupo Fiat.

No último ano da década de 1990, a Ferrari se tornou a responsável pelo controle mundial da marca e a transformou em uma espécie de divisão de carros de luxo. Também naquele ano foi lançado o 3200 GT

O modelo contava com um propulsor com 3200 cc e capacidade para gerar 370 cavalos. Conseguia alcançar 100 km/h em 5 segundos. A partir de então, os carros da marca, que já eram icônicos, começaram a figurar como referência em qualidade, construção, elegância e tudo o mais que se pode esperar de uma marca de carros esportivos de luxo.

Modelos inesquecíveis da Maserati: século XXI

Já no século 21, o Maserati Quattroporte V foi lançado no mercado em 2003. O carro chamou a atenção dos fãs da marca e da imprensa especializada por suas características esportivas, design e sofisticação.

O propulsor é um motor 4.2 V8 de 400 cavalos com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. A velocidade máxima fica em 270 km/h. O modelo acabou conquistando mais de 25 prêmios internacionais por meio de mídias especializadas.

O Maserati MC12 surgiu em 2004 com o único objetivo de encarar as pistas de corridas. O motor de 12 cilindros em V entrega 630 cavalos. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita no curto espaço de 3,8 segundos.

Entre os anos de 2005 e 2016, o mercado de automóveis conheceu outros grandes ícones da marca, dentre os quais estão: Maserati Quattroporte Executive GT, Maserati Quattroporte Sport GT (2005), Maserati GranTurismo, Maserati Quattroporte Automatica (2007), Maserati Quatroporte Collezione Cento (2008), Maserati Grancabrio (2009), Maserati Ghibli (2013) e Maserati Levante (2016).

Lançado em 2020, o MC20 foi um marco para a Maserati. Com motor próprio, fato que não acontecia há duas décadas nos carros da montadora, ele já chegou aclamado. Mais potente que uma Ferrari e com motores de 620 cv, o superesportivo reafirmou que velocidade e design são sinônimos de Maserati.

Dessa forma, podemos notar que, mesmo sem ter automóveis com nomes diferentes ou curiosos, os carros da Maserati fazem história e, sem dúvidas, estão na memória dos apaixonados por carro, ano após ano.

Quais modelos a Maserati vende no Brasil?

O Brasil sempre esteve entre os mercados trabalhados pela Maserati. Entre os modelos que foram trazidos para o país vamos encontrar alguns dos mais famosos e consagrados da companhia:

  • Maserati Ghibli S Q4

Em 2013, o modelo chegou à sua terceira geração. A versão, que vinha importada para o Brasil, conta com um motor V6 3.0 com capacidade para gerar 330 cv, rodas 18” e porta-malas com capacidade para 500 litros. Outras versões foram vendidas em mercados estrangeiros. Por aqui, o preço inicial do Ghibli S Q4 era de R$ 690 mil;

  • GranTurismo MC Stradale

Por R$ 800 mil, o cupê com quatro lugares surgiu com um motor V8 4.7 entregando até 454 cavalos de potência. O câmbio de seis velocidades é exclusividade da MC Race Shift. A velocidade máxima do MC Stradele é de 303 km/h;

  • GranCabrio Sport

O conversível com o motor V8 4.7 também conta com o câmbio MC Sport Shift, mesmo conjunto e sistema encontrado no GranTurismo. Com a capota fechada pode chegar a 285 km/h. O preço da versão está na faixa dos R$ 880 mil;

  • Quattroporte GTS

Em 2013, a nova geração chegou ao mercado com duas opções de motor a gasolina (3.8 V8/530 cv ou 3.0 V6 turbocharger/ 410 cv). Outra opção a diesel também foi lançada, entretanto apenas as versões com motor a gasolina é que vieram para o Brasil, com preços iniciais de R$950 mil.

Pelo próprio site da Maserati é possível também customizar alguns desses e de outros modelos. 

Maserati de volta às competições

2004 foi o ano que marcou o retorno da Maserati às corridas automobilísticas. Com o carro MC12, foram 14 títulos entre os anos de 2005 e 2010 na categoria FIA GT.

Já em 2023, a marca será a primeira italiana a participar do Campeonato Mundial de Formula E. Esse pioneirismo é importante não só pelo nome Maserati de volta às corridas, mas também pela categoria ser vanguardista na disputa entre carros elétricos em circuitos urbanos.

Ao que parece, o Maserati ainda tem fôlego para um bom tempo. Volta e meia a imprensa especializada solta algumas notas e rumores sobre projetos futuros que, além dos luxuosos e potentes esportivos, envolveriam designs futuristas e mais investimentos em modelos de competição.

Se você é um apaixonado por superesportivos mas ainda não pode ter um Maserati, confira essa lista que preparamos com 8 dicas de carros esportivos baratos.

E aí, curtiu a história da Maserati? Aproveite para conhecer também a história do Carro Puma e seus principais modelos.