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Automóveis antigos: quais se valorizaram nos últimos anos?

julho 15, 2019

Tem sido muito mais comum do que se imagina surgirem admiradores por automóveis antigos — sim, aqueles modelos anos 1960 e 1970. De fato, existem colecionadores desses incríveis exemplares que, mesmo após tanto tempo de seus lançamentos, ainda encantam os apaixonados por carros.

Esses modelos, que são clássicos nacionais, resgatam a história e um clima encantador de nostalgia da época em que foram fabricados. E acredite: parecem ter saído hoje da concessionária, tamanha é a dedicação na hora de restaurarem esses modelos. Sendo assim, eles estão a cada dia mais valorizados no mercado, muito mais do que muitos zero-quilômetro.

Confira, a seguir, alguns dos modelos mais desejados por colecionadores e por quem aprecia automóveis antigos!

Kombi

Ela foi lançada no país em 1958 e se manteve prestando serviços aos brasileiros até 2011 — ou seja, por 53 anos. Quando que um automóvel hoje fica tanto tempo em linha? O que ocorreu, no entanto, é que diante da obrigatoriedade de instalar air-bags e freios ABS, tornou-se inviável a continuidade da fabricação desse veículo.

Na verdade, a Kombi se evidenciou nos anos 1960 como um elemento presente do movimento hippie contra a ditadura militar. Ela resistiu e se manteve a serviço do povo brasileiro — sendo muito utilizada como frete, nas indústrias e construções.

Restaram, porém, alguns exemplares bem conservados e aqueles restaurados pelos colecionadores e aficionados pelo modelo, que fazem de tudo para mantê-lo ainda presente. Hoje, no entanto, pode ser considerada um fenômeno de valorização, principalmente nos últimos anos, com preços que subiram vertiginosamente.

Um estudo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) constatou que, em 10 anos (entre 2005/2006 e 2015/2016), a valorização da Kombi foi de 135% acima da variação da Selic.

Dodge Charger

Esse modelo antigo é muito valorizado pela maioria dos colecionadores e admiradores de automóveis antigos — diferentemente dos modelos modernos, que perdem totalmente o valor com o tempo. O exemplar antigo dificilmente tem seu valor reduzido com o passar dos anos. O Dodge Charger ano 73 a 75 valorizou 125,9% acima da Selic, de acordo com o mesmo estudo anterior.

Dodge Dart

O Dodge Dart foi lançado em 1971 e disponibilizado para o público nas configurações sedan e coupê, disputando na época com o Chevrolet Opala e o Ford Maverick a preferência dos consumidores.

Contava com um potente motor 5.2 que rendia até 250 CV. Sua fabricação teve fim em 1981, sendo, por isso, uma raridade no mercado de carros usados. Seus preços partem de R$ 30 mil para cima, dependendo da versão. A valorização acima da Selic foi de 117,7%.

Camaro Coupê

De acordo com a pesquisa da FGV, os veículos que mais se valorizaram no mercado de carros antigos não foram os de preferência dos colecionadores. Um dos automóveis mais valorizados foi o Camaro Coupê, ano 1967 a 1969: a valorização do automóvel foi de 116%.

Chevrolet Opala

O Opala foi o primeiro automóvel fabricado no Brasil pela Chevrolet. Trata-se de um dos carros mais admirados pelos colecionadores. Foi lançado em 1968 e teve sua fabricação por longos anos. Suas versões agradavam tanto aqueles que apreciavam um veículo luxuoso quanto quem fazia questão de um esportivo.

Sua produção chegou a quase 1 milhão de unidades nas configurações coupê, perua e sedan. Por isso, hoje é um exemplar relativamente fácil de ser encontrado em classificados do gênero. Seu preço médio pode variar entre R$ 25 mil e R$ 80 mil em modelos mais raros e muito bem restaurados e conservados. A valorização acima da Selic foi de 53%.

Ford Maverick

Concorrente direto do Chevrolet Opala, principalmente por serem contemporâneos. Foi lançado no mercado automotivo em 1969, nos EUA. No Brasil, passou a ser fabricado em 1973, com um apelo basicamente esportivo. Tinha duas versões de carroceria: coupê e o mais raro sedan, com quatro portas.

Sua motorização era disponível em três opções para o consumidor: 2.3, 3.0 e 4.9, que chegavam a um rendimento de até 197 CV. Na verdade, o Maverick é considerado até hoje um dos modelos mais potentes fabricados no Brasil. É hoje um dos veículos antigos mais cobiçados por colecionadores.

Seu preço pode variar de R$ 20 mil a R$ 200 mil, dependendo da restauração e do estado geral do exemplar. Já a valorização do Ford Maverick foi de 75,5%.

Rural Willys

A Rural foi um dos primeiros automóveis nacionais. Trata-se de um utilitário bem robusto, produzido entre os anos de 1958 e 1981. Inicialmente, era fabricado pela Willys Overland e depois pela Ford.

Ganhou notoriedade pela força mecânica e estrutural. Havia duas opções de carrocerias: a aberta e a fechada. Além disso, foi lançada uma versão exclusiva para uso militar. Sua motorização também contava com duas opções: 2.6 e 3.0.

Para os apaixonados pelo modelo, é possível encontrar exemplares por R$ 30 mil. No entanto, há no mercado modelos custando cerca de R$ 10 mil, mas que precisam de uma boa restauração. A valorização foi de -13,1%.

Renault Gordini

Colocamos o Gordini na lista apenas a título de curiosidade. Esse modelo foi um veículo com uma baixa aceitação pelo público, principalmente pelo fato de o considerarem um automóvel frágil devido à sua suspensão. Na época, recebeu até um apelido curioso: “Leite Glória, desmancha sem bater”, fazendo referência a uma campanha publicitária bem conhecida na época em que foi produzido, nos anos 1960.

Por conta disso, teve apenas 41 mil unidades produzidas entre os anos de 1962 e 1967. Hoje, porém, é uma raridade, e quando surge algum exemplar remanescente e bem conservado, tem um valor em média de R$ 35 mil. Curioso, não é mesmo? Mas para colecionador, está valendo!

VW Fusca

Não poderíamos deixar o Fusca de fora, não é mesmo? Ele foi o carro mais querido do país por muito tempo. Foi o carro mais fabricado e vendido em todo o planeta. Chegou ao Brasil em 1951 e teve sua fabricação encerrada em 1986.

No governo Itamar Franco, em uma tentativa de ressuscitar o Fusca, ocorreu a continuidade de sua produção. Isso se deu em 1993, mas não foi muito longe, devido a novas tecnologias dos carros modernos. Mas existem colecionadores aficionados pelo Fusca que o mantêm ainda circulando pelo país.

Esses são apenas alguns dos automóveis antigos e valorizados por quem aprecia esses adoráveis veículos. Na restauração, quanto mais o exemplar se parecer com o original, mais valor ele terá — visto que a dificuldade de encontrar peças de substituições é enorme. A maioria dos colecionadores manda fabricar.

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