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Afinal, qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?

janeiro 31, 2019

Todas as máquinas contam com um arco de desgaste inerente ao uso, o que torna as manutenções preventivas etapas indispensáveis no cuidado de um carro. Nesse sentido, dois procedimentos cruciais para a dirigibilidade se destacam: o alinhamento e balanceamento.

Conhecidos por alguns condutores e negligenciado por outros, esses dois processos merecem atenção. Por esse motivo, reunimos todas as informações essenciais sobre eles neste post, destacando sua importância e demais curiosidades. Continue a leitura para entender melhor!

As diferenças entre os procedimentos

Primeiro, devemos distinguir o que são esses procedimentos. A confusão entre os dois é bastante natural, justamente por eles serem mencionados juntos, sem a devida distinção. Desse modo, compilamos duas seções apenas para esclarecer a função de cada um desses serviços. Entenda abaixo! 

Alinhamento

Como o próprio nome sugere, trata-se do alinhar das rodas para garantir que elas assumam um ângulo coerente e equilibrado. Assim, esse é um procedimento indispensável no ajuste da trajetória e dirigibilidade de um veículo.

Balanceamento

Já esse procedimento não conta com um nome tão sugestionável quanto o anterior. Entretanto, basta lembrar que o balanceamento é o processo de ajuste e redistribuição do peso sobre os aros, o que possibilita que todas as rodas girem sem emitir vibrações causadas pelo desequilíbrio na distribuição da massa do veículo sobre os pneus em movimento.

A importância do alinhamento e balanceamento

Desfeita a confusão que nublava esse tema, agora podemos esclarecer qual a importância de cada um desses procedimentos no seu cotidiano. Veja!

Alinhamento

Veículos desalinhados são instáveis e perigosos! Além disso, o alinhamento tem o propósito de combater o desgaste acelerado e desigual entre os pneus, o que o torna fundamental na extensão da vida útil desses componentes.

Como em um efeito cascata, o menor desgaste dos pneus auxilia na proporção correta da superfície de contato dos pneus com o solo. Dessa forma, há uma redução do atrito necessário ao deslocamento e, por consequência, a diminuição do consumo de combustível.

Balanceamento

Esse é um procedimento que interfere diretamente no conforto. Caso você já tenha circulado com um veículo desbalanceado, provavelmente percebeu a vibração excessiva que era transmitida para a cabine, mesmo ao trafegar por pavimentos planos em uma boa rodovia.

Pois bem, o balanceamento elimina todas as vibrações, uma vez que realiza um ajuste fino nos pneus, garantindo que nenhuma trepidação seja transmitida ao volante, painel, câmbio e demais componentes internos. Porém, aqui vale um adendo: ele não transforma a sua suspensão em algo que ela não é!

O condutor poderá continuar sentindo trepidações, mas dessa vez, não será devido ao desajuste das rodas, e sim às más condições da estrada, como visto em boa parte do pavimento nacional.

Outro ponto a favor desse processo é a diminuição da probabilidade de surgirem “grilos” pelo carro, ou seja, barulhos de acabamento, ocasionados pelo atrito das peças da montagem de um veículo.

Automóveis desbalanceados são verdadeiros “liquidificadores sobre rodas” e, com o passar do tempo, ocorre o desgaste entre as juntas dos acabamentos do painel e das portas, o que resulta em ruídos inconvenientes.

O momento adequado

Agora que você já conhece os procedimentos e as diferenças entre eles, chega o momento de compreender quais as situações adequadas para realizá-los. De uma maneira geral, recomendamos que você consulte o manual do seu veículo, já que não há ninguém melhor do que a fabricante para estimar o arco de durabilidade correto. Vamos lá! 

Alinhar

O alinhamento das rodas não é para sempre, exigindo que o ajuste seja refeito periodicamente para garantir os benefícios de um veículo alinhado. Perceba também que as rodas podem se desalinhar antes do prazo sugerido no manual, por alguma ocasião anormal como passar sobre um buraco em alta velocidade, bater o veículo, chocar os pneus contra o meio-fio, entre outras situações similares.

Por isso, todas as ocasiões acima já justificam a ida a uma oficina para realizar o serviço antes do prazo sugerido pela montadora. O alinhamento também é necessário para:

  • cumprir as revisões programadas;

  • substituir componentes que interferem na dirigibilidade — peças do conjunto de direção e suspensão, tal como as molas, amortecedores e afins;

  • perceber um comportamento estranho na trajetória do veículo, observando a tendência de um deslocamento para uma direção.

Balancear

Assim como o alinhamento, o equilíbrio na distribuição de peso sobre as rodas também se perderá com o tempo e o uso recorrente. Afinal de contas, o desgaste dos pneus, mesmo efetuando rodízios, dificilmente será harmônico entre os quatro componentes.

No entanto, é importante reconhecer que o desbalanceamento também poderá resultar de um fator externo. Caso você trafegue com mais frequência por regiões não pavimentadas, estará mais suscetível a esse prejuízo.

Basta que alguns pedregulhos fiquem presos nos sulcos do pneu para que a distribuição de peso se torne desarmônica. Proprietários de veículos off-road costumam estar mais familiarizados com essa situação, já que até a lama ressecada poderá prejudicar o balanceamento.

Apesar disso, a necessidade do procedimento costuma ser mais perceptível aos condutores, uma vez que os componentes internos passam a vibrar com intensidade, acusando a presença de algum objeto estranho no interior da roda. O proprietário deverá realizar o balanceamento sempre que:

  • substituir componentes que interferem na dirigibilidade, como as peças do conjunto de suspensão e da direção;

  • constatar que há desgaste irregular entre os pneus e depois de realizar o rodízio entre eles;

  • remover e reinstalar as rodas e pneus do veículo;

  • perceber vibrações anormais nos componentes internos da cabine.

Por fim, existe a questão do custo. Como são dois procedimentos simples e rápidos, não pesam muito no bolso do proprietário. Mas eles poderão variar de preço conforme a oficina selecionada e o veículo em questão. Realizados juntos, podem totalizar um valor que varia entre R$ 50 e R$ 250.

Perceba então que alinhamento e balanceamento são cruciais para garantir que o veículo tenha um rodar confortável e seguro. Inclusive, os proprietários que atendem a esses procedimentos valorizam o carro na revenda, justo pela ausência de “grilos”, trepidações e desvios na direção. 

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